Como minimizar a retração da gengiva

Todos sabemos que bons hábitos de higiene diários fazem parte da manutenção de uma boa saúde e escovar os dentes é um deles. Uma boa higiene bucal traz inúmeros benefícios como:

  • Previne e evita a formação da placa bacteriana.

Essa placa bacteriana, que é uma película pegajosa que se forma sobre os dentes, como produto da fermentação de açúcares pelas bactérias da boca, pode levar a vários problemas de saúde bucal como : tártaro, cáries, gengivites e doença periodontal.

 

  • Melhora sua qualidade de vida.

Manter uma boa higiene bucal permite falar, mastigar, reconhecer o sabor dos alimentos, sorrir, viver livre de dor e desconforto, e se relacionar com outras pessoas sem constrangimento. Uma boa escovação conserva os dentes e consequentemente suas funções são preservadas na plenitude.

 

  • Gengivas saudáveis

  A maioria das pessoas se preocupa em ter dentes brancos e limpos, mas se esquecem das gengivas. Quando estão inchadas, as gengivas podem esconder parte dos dentes, fazendo-os parecer menores e mais curtos, além de num estágio avançado provocar até a perda dos dentes.

 

Mas quais cuidados devem ser tomados durante a escovação dos dentes?

  • Divida em setores a boca e siga uma sequência de escovação. Por exemplo, comece pelos dentes de cima, indo da esquerda para direita, depois indo para os inferiores da direita para esquerda. Pode inverter essa ordem, mas crie uma sequência. Isso evita que você pule algum dente.
  • Não esqueça de escovar todas as superfícies dos dentes: a voltada para as bochechas, a voltada para a língua e a área de mastigação.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam

 

Retração das gengivas

 

Se você faz muita força durante a escovação, pode estar causando retração das gengivas. Aqui vão duas dicas para minimizar isso :

 

  1. Usar a mão não dominante.

Caso você seja destro, experimente usar a mão esquerda e caso seja canhoto, a mão direita. Seguramente fará menos força na escovação dos dentes.

  1. Usar três dedos na escova.  

Segurar a  escova utilizando apenas três dedos : o dedo polegar, o dedo indicador e o dedo médio, dessa forma você fará menos esforço.

Até a próxima dica !!

Leave a Reply