Aparelho ortodôntico: do ferro ao transparente, o que mudou?

Aparelho Ortodôntico: do ferro ao transparente, o que mudou? - Hiroce Ortodontia

Aparelho ortodôntico: do ferro ao transparente, o que mudou?

A preocupação estética com o sorriso sempre foi algo constante na nossa sociedade. Não é à toa que os aparelhos fixos foram desenvolvidos para realizar um bom tratamento ortodôntico a fim de alinhar os dentes.

Ninguém aprecia dentes desalinhados, não é mesmo? O correto alinhamento da nossa arcada dentária é fundamental para a harmonização facial.

Por tempos, o aparelho fixo metálico foi o único possível, e também acessível, para as pessoas realizarem o alinhamento de seus dentes.

Contudo, com o passar do tempo, a preocupação estética não se restringiu apenas ao resultado final do tratamento, mas ganhou espaço durante o processo também.

Nesse sentido, muitas pessoas não se sentiam confortáveis com os bráquetes e o fio metálico expostos em seus dentes.

Diante disso, foi necessário buscar opções estéticas para realizar o tratamento ortodôntico para oferecer aos pacientes.

Assim, foram desenvolvidos novos materiais e, até mesmo, novos tipos de aparelhos que revolucionaram a ortodontia.

Conheça as possibilidades de tratamento ortodôntico

Desde o aparelho fixo tradicional até as possibilidades de tratamento que possuímos agora, foi um longo caminho percorrido.

Aparelho fixo tradicional

O aparelho fixo tradicional, como citamos logo acima, possui os bráquetes e o fio metálico e é muito perceptível visualmente por qualquer pessoa.

Além dos bráquetes e do fio metálico, nesse aparelho pode ser necessário colocar borrachinhas que podem ser de diferentes cores, sendo que a mais discreta era a cor cinza; por ser a cor mais próxima do fio metálico.

Mas havia quem gostasse de usar borrachinhas amarelas, verdes, rosas ou qualquer outra cor disponível que lhe agradasse.

Aparelho estético

Uma alternativa ao fio metálico foi o que chamamos de aparelho fixo estético. Esse tipo de aparelho é feito com materiais transparentes, como policarbonato, porcelana policristalina ou monocristalina (comercialmente chamado de aparelho de safira, mas na verdade ele não é feito da pedra preciosa).

Esses materiais são discretos, sendo os de porcelana monocristalina os de melhor estética, por serem totalmente translúcidos e manterem essa aparência transparente por todo o tratamento. Eles são responsáveis por proporcionar beleza e segurança.

Aparelho lingual

Outra opção de tratamento, graças ao desenvolvimento da tecnologia, é o aparelho lingual, sendo que esse sim, é completamente invisível.

Ainda que o aparelho estético seja feito com um material praticamente imperceptível, o fio está ali. Mas o aparelho lingual é colocado na parte interna do dente e, por isso, não é visível para ninguém.

Esse tipo de aparelho, o lingual, é muito utilizado por adultos que precisam de um tratamento super discreto devido ao seu trabalho, por exemplo.

Ele funciona da mesma maneira que o aparelho fixo tradicional, mas na parte interna do dente, com bráquetes menores e arredondados.

Invisalign

A opção mais inovadora de tratamento ortodôntico disponível é o Invisalign. Esse é um tipo de aparelho feito, na verdade, com placas removíveis que são chamadas de alinhadores.

Tanto a placa quanto todo o tratamento é planejado através de um software 3D, chamado  ClinCheck, que possibilita uma pré-visualização de cada etapa do tratamento, bem como a simulação do resultado final.

O Invisalign é indicado para qualquer tipo de caso: desde tratamentos sutis e também para tratamentos mais complexos, ele é feito sob medida e funciona como uma ótima opção para as pessoas que possuem algum tipo de rejeição ao material do aparelho fixo tradicional.

Se você deseja optar por alguma dessas opções de tratamento ortodôntico, não deixe de consultar um dentista. Entre em contato conosco e agende a sua consulta agora mesmo.

Leave a Reply