Conheça o Invisalign First – feito para crianças a partir dos 6 anos

Conheça o Invisalign First - Hiroce Ortodontia

Correção dentária para crianças é sempre um assunto muito delicado para os pais, já que o tratamento exige um esforço de adaptação da criança ao aparelho móvel. Porém, hoje em dia já existe alternativa para tornar o tratamento ortodôntico para crianças muito mais rápido, fácil e confortável.

O Invisalign First foi desenvolvido especialmente para crianças a partir dos 6 anos de idade e se torna uma ótima opção para substituir o aparelho móvel.

Feito com uma placa super fina de aproximadamente 0,7 milímetros de espessura e de material transparente, ele é muito mais confortável para correção de diversos problemas odontológicos.

Os aparelhos móveis tradicionais são feitos de acrílico e fio metálico, apresentando um volume que se mostra desconfortável para algumas crianças. Além do desconforto, esses aparelhos móveis geralmente promovem alterações na fala, o que pode desestimular o seu uso pelos pequenos em lugares como a escola.

Outro diferencial do Invisalign First é que o seu planejamento é totalmente digital. Isso significa que o movimento de cada dente do seu filho é cuidadosamente planejado pelo Ortodontista no computador, estágio por estágio. Já o aparelho móvel é confeccionado manualmente, e a previsibilidade de resultados é mais difícil de se estipular.

Como é o tratamento com Invisalign First

O tratamento é composto por vários estágios e para cada estágio do tratamento é confeccionada uma moldeira transparente. Cada estágio tem duração prevista de 7 dias. Ao final desse período, o paciente avança para a próxima moldeira e assim sucessivamente até completar o tratamento.

O grande diferencial é que todas as moldeiras desde primeiro estágio até o final já são fabricadas e estão no consultório do ortodontista desde o primeiro dia de tratamento.

Para que cada moldeira se ajusta com perfeição à superfície do dente de cada paciente, é necessário copiar a arcada dentária da criança. Mas com o molde tradicional (vulgo “massinha”) pode ser extremamente desconfortável. Por isso, usa-se uma câmera digital que faz o scan de todos os dentes, de maneira muito mais precisa e principalmente confortável para as crianças.

Corrigindo os problemas odontológicos ainda na infância

Vários dos principais problemas odontológicos, quando corrigidos ainda nos primeiros anos da vida da criança, são tratados de maneira mais simples e fácil do que quando o tratamento é feito durante a adolescência ou idade adulta.

Alguns especialistas indicam que a primeira consulta da criança deve acontecer ainda em seus primeiros anos de vida entre 6 e 8 meses. Durante esse período o dentista já pode verificar o aparecimento de cáries e cuidar para que os dentes de leite se desenvolvam de maneira correta.

Já os dentes definitivos começam a nascer quando a criança completa 6 anos de idade, e nesse período já será possível fazer parte das correções no sorriso. Os casos mais comuns de problemas dentários para crianças que podem ser tratados nessa idade são:

• Falta de crescimento da mandíbula – Em alguns casos, o paciente pode ter um queixo muito recuado, o que caracteriza uma falta de crescimento da mandíbula. Esses casos são muito mais facilmente contornados nos primeiros anos de vida, já que ainda ocorre o crescimento ósseo, possibilitando que se estimule o desenvolvimento da mandíbula e corrija o problema de maneira definitiva. Esse é um dos casos que depois da infância as correções perdem grande parte de sua eficiência.

• Falta de espaço – Esse fato já pode ser diagnosticado ainda com os dentes de leite do paciente, podendo também ser corrigido de maneira mais completa durante os primeiros anos de vida. Os produtos Invisalign First podem resolver esse tipo de problema através de uma expansão da arcada dentária da criança.

• Falta de espaçamento entre os dentes – Os espaçamentos entre os dentes são muito comuns de ocorrer quando se tem dentes de leite, afinal os definitivos que virão serão maiores em tamanho. No entanto, há um limite para a quantidade de espaços ainda na dentição de leite, pois casos mais extremos são corrigidos de maneira mais fácil se tratados mais precocemente. Aqui vale a avaliação do Ortodontista.

Como você pode perceber, existem diversos problemas dentários que podem ser corrigidos de maneira mais simples e rápida durante os primeiros anos de vida do paciente e os produtos Invisalign First chegam como uma opção mais fácil, moderna e confortável para fazer essas correções. Conheça mais sobre esses produtos no nosso site e também nossas redes sociais.

Leave a Reply