Harmonização Facial - Hiroce Ortodontia

Harmonização facial: você sabe o que combina com o seu sorriso?

A busca pela beleza na nossa sociedade é constante. Contudo, aos poucos esse conceito tem se renovado. Hoje, as pessoas compreendem facilmente que a beleza tem menos relação com perfeição, e sim com uma harmonização facial integrada.

Você já ouviu falar da harmonização facial? Esse termo tem sido amplamente utilizado dentro do que há de mais novo na Odontologia Estética.

Caso você ainda não esteja familiarizado com esse novo conceito de beleza, não se preocupe. No nosso artigo vamos falar sobre a sua definição e importância.

A definição de harmonização facial

A harmonização facial é um tratamento interdisciplinar do rosto que envolve a Odontologia, a Dermatologia e também a Cirurgia Plástica.

Todos os profissionais dessa área trabalham em conjunto com apenas um objetivo: deixar o rosto do paciente harmônico de acordo com as suas expectativas e desejos.

Assim, podemos afirmar que a harmonização facial surgiu com o propósito de garantir satisfação àqueles que buscam um ganho estético facial mais amplo.

A harmonização facial leva em consideração os principais elementos do rosto: dentes, gengiva, lábios, expressões faciais, bem como marcas de expressão, e funções musculares.

Entende-se que os dentes atuam como complementos do sorriso que, por sua vez, é um complemento do rosto em si.

Busca-se, portanto, harmonizar a estética da arcada dentária com as funcionalidades da boca e da face como um todo e assim gerar um padrão estético tanto agradável quanto funcional.

Como a harmonização facial é realizada

Como comentamos no início do artigo, a harmonização facial é um tipo de tratamento interdisciplinar.

Porém, inicialmente, é preciso tratar base estrutural do rosto. Isso quer dizer que os primeiros procedimentos realizados em uma harmonização facial devem ser os relacionados à ortodontia.

É preciso estabelecer primeiro a correta posição dos dentes para que então a parte estética dos dente e gengiva seja trabalhada e, posteriormente, traçar os objetivos faciais.

Hoje em dia, contudo, muitas pessoas não se interessam em fazer algum tratamento ortodôntico devido à aparência do aparelho fixo.

E, por isso, acabam optando por não realizar o tratamento de harmonização facial ou pular essa primeira etapa tão importante. Entretanto, a odontologia estética possui uma solução para essa questão.

Essa solução é o Aparelho Invisalign. O Invisalign é uma alternativa ao aparelho fixo tradicional que é quase invisível.

O tratamento ortodôntico com Invisalign é realizado através de placas transparentes, os chamados alinhadores, que vão exercer a mesma função que os brackets e fios, mas de maneira muito mais discreta.

A partir do tratamento ortodôntico é possível realizar outros aspectos da harmonização facial como, por exemplo, uma bichectomia, aplicação de botox ou ainda preenchimento com o uso do ácido hialurônico.

Em alguns casos, a frustação pode ocorrer caso haja uma inversão na ordem desses procedimentos. Por isso, levar em consideração o tratamento ortodôntico antes de realizar algum procedimento é tão importante.

Dentre as possibilidades de procedimentos em um tratamento completo de harmonização facial, o uso do Invisalign tem sido uma novidade tecnológica muito benéfica ao paciente. Se você tem interesse em se informar mais sobre o assunto, basta clicar aqui para ler nosso artigo sobre o aparelho invisível.

Leave a Reply