A nova ortodontia digital: como a tecnologia está revolucionando os tratamentos

A nova ortodontia digital: como a tecnologia está revolucionando os tratamentos - Hiroce Ortodontia

A nova ortodontia digital: como a tecnologia está revolucionando os tratamentos

Sabemos que a estética do sorriso e, principalmente, dos dentes sempre foi uma preocupação para muitas pessoas.

A Ortodontia é o ramo da Odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dessa forma, quando precisamos modificar a alinhamento dos dentes, por exemplo, é necessário buscar um ortodontista para fazê-lo.

Contudo, os tratamentos ortodônticos nem sempre foram atraentes para pacientes.

Muitas vezes, a recusa deste tipo de tratamento se deu pela interferência na aparência facial causada pelos aparelhos fixos.

O tratamento ortodôntico foi feito durante décadas principalmente através dos aparelhos fixos.

Mas vale destacar que essa realidade mudou. Hoje em dia, existem diversos tratamentos muito inovadores proporcionados pela nova ortodontia digital.

Essa nova fase da ortodontia se refere aos tratamentos diferenciados, que produzem o mesmo resultado, a partir de métodos inovadores com base na tecnologia que dão mais conforto ao paciente e ainda são mais rápidos.

Os exemplos da tecnologia mudando os tratamentos ortodônticos

Um dos impactos que a nova ortodontia trouxe foi para o já citado aparelho fixo. Existem técnicas que visam dar mais eficiência ao tratamento, reduzindo o tempo médio dos tratamentos.

Uma dessas técnicas é o bráquete autoligável, que reduz o atrito e faz com que o seu fio se movimente de maneira facilitada proporcionando, dessa forma, movimentações mais rápidas.

Outro avanço é o aparelho lingual. Esse tipo de aparelho é utilizado na parte interna dos dentes. Dessa forma, sua aparência é realmente invisível para qualquer pessoa.

Devido à invisibilidade proporcionada, o aparelho lingual tem sido muito procurado por pessoas que não querem prejudicar a sua aparência durante o tratamento ainda que o conforto fique em segundo plano.

Mas nenhum outro aparelho tem revolucionado a ortodontia como o Invisalign. O Invisalign é um tratamento alternativo ao aparelho fixo muito eficaz e completamente transparente.

Esse sistema funciona com uma sequência de placas removíveis que realizam o alinhamento acelerado e seriado dos dentes. Cada placa, sendo removível, permite ao paciente comer o que quiser e escovar os dentes de modo muito mais fácil.

No Invisalign, a tecnologia é utilizada não apenas para fazer os alinhadores transparentes, mas também para o planejamento do tratamento.

Essa etapa, anterior ao início do uso do Invisalign, é chamada de planejamento digital do sorriso.

Através de um software 3D, cada etapa da transformação do sorriso é planejada com precisão de décimos de milímetros. O objetivo do planejamento digital é ser capaz de prever  como o sorriso ficará ao final do tratamento.

Essa tecnologia altamente aprimorada faz com que os pacientes se sintam mais seguros durante o tratamento, facilitando a comunicação com o profissional que o está tratando.

Com os exemplos que citamos, podemos afirmar que a tecnologia tem sido muito benéfica para os tratamentos ortodônticos.

Se você tem o desejo de realizar um tratamento ortodôntico baseado em tecnologias inovadoras, não deixe de entrar em contato conosco para agendar uma consulta.

Leave a Reply